21.5.14

Comissária de Voo

Olá gente! Tudo bem?

Devido a várias perguntas que ultimamente recebi no Facebook, resolvi escrever aqui sobre questões práticas da profissão de Comissário(a) de Voo!
Bom, aqui no Brasil para tornar-se um Comissário é preciso fazer um curso homologado pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil). Para isso é simples, basta colocar no querido amigo Google e procurar pelas escolas mais próximas de você.
Os pré-requisitos para iniciar o curso é ter 18 anos, ensino médio completo e dinheiro. Simples, não?
Não. É preciso muita dedicação e estudar bastante!
No curso aprendemos: Emergência, Sobrevivência, Direitos Trabalhistas, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Segurança de Voo, Regulamentação da Aviação Civil, Conhecimentos Básicos de Aeronave, Meteorologia, Navegação Aérea, Primeiros Socorros, Fatores Humanos na Aviação e Aspectos Fisiológicos do Comissário de Voo. Ufa!
Acha que é só? Não.


Tem mais a parte prática do curso que consiste em: Sobrevivência na Selva, Combate ao fogo e Marinharia.
Não esquecendo que é necessário fazer o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) que é um exame de saúde realizado no Comando da Aeronáutica. Para obter é simples, basta gerar a GRU no site e agendar um horário. (Site aqui.)

Após o curso todo, que dura em média 6 meses, é preciso fazer a prova da ANAC. Que nada mais é do que a prova sobre conhecimentos adquiridos no curso inteiro. A banca, como chamada, não é nenhum bicho de 7 cabeças (tem no máximo 5 apenas, rs) mas é preciso empenho e realmente colocar a cara nos estudos para passar de primeira.
Conheço muita gente que faz o curso inteiro, se forma, mas não presta a ANAC. Oi? De nada adianta o curso se não passar na ANAC. Essa prova pode ser feita quantas vezes forem necessárias para passar, basta pagar (porque tudo nesta vida precisa pagar, true and sad history, rs).

Enfim, escolher pela profissão de Comissário de Voo não é uma simples escolha. Com essa decisão é preciso ter muita persistência. Para chegar em uma Companhia Aérea não é simples.
É necessário mandar currículo, se inscrever em Elancers e esperar uma bendita ligação para participar de alguma Seleção.

Enfim, estou na luta e espero logo estar em uma Cia.
Desejo todo o sucesso para quem optou por esta profissão!






Se precisarem de mais info, estou aqui! E ah, recomendo a Escola Salgado Filho! É ÓTIMA!

Beijos!

1 comentários: