30.6.14

Seleção: etapas e o desfecho!

Oi gente, vim contar como foi a temida seleção!

PRIMEIRA FASE:
Sábado, 17/05/2014 - 13hrs. Esse era o bate horário para estar na Uniazul em Campinas, São Paulo.

Eram quase 150 candidatos e eu, sentados no auditório da Uniazul.
Iniciou com a palestra dada pelo Alexandre Pupe (Gerente de Comissários da Azul). Ele apresentou a equipe e falou sobre os valores da Azul, bases, momento que a empresa está vivendo, aeronaves novas, voos internacionais e enfim, encheu meus olhos de coraçõezinhos!

Após fomos divididos em grupos para a realização de testes.

*Primeiro teste: Teste Psicológico.
Algumas formas geométricas coloridas e era necessário encontrar o maior número de formas no determinado tempo dado.
*Segundo teste: Lógica 


DICA: Sugiro jogar no Google algumas questões de lógica para praticar e dar aquela boa desenferrujada no tico-teco pra não perder muito tempo tentando entender algo meio lógico, rs. (se é que me entendem)
*Terceiro Teste: Conhecimentos Técnicos.
Foram 10 questões específicas sobre o conhecimento que obtivemos no curso. Foi bem tranquilo pois como tinha feito a ANAC há um mês anterior, o conteúdo estava fresco em minha cabeça.
*Quarto Teste: Teste de Português.
Eram questões de ortografia e interpretação de texto. Achei a parte da ortografia um pouco complicada, pois haviam palavras que eu desconhecia, e olha que sempre me dei bem em Português. rs.
E por fim a Apresentação Pessoal. 
Um por um entrava na sala onde estavam a psicóloga e um recrutador. Precisávamos apenas dizer a altura, peso e se era a primeira vez que estava participando da seleção. Isso apenas.

O segredo e manter a tranquilidade nos testes e estar preparado! De nada adianta você receber o chamado para a seleção e simplesmente participar. É necessário um preparo, estudo. E foi isto que fiz.
A primeira fase foi isto. Terminou por volta das 18 horas. Deram um prazo para darem a resposta de quem passou para a segunda fase e tudo o que eu poderia fazer depois disto era: ESPERAR.
Neste período é preciso conter a ansiedade, dobrar os joelhos e rezar!

SEGUNDA FASE:
Cinco dias após a primeira fase, recebi o e-mail de que passei para a segunda. Nunca havia ficado tão feliz em receber um e-mail, como fiquei neste dia 22/05.
Bom, a segunda fase então foi no dia 02/06 em Barueri-SP.
Eu e a Mari (minha amiga que também passou) fomos já no dia 31 porque a passagem era mais barata. (pobres as always, rs.) Ficamos na pousada para Comissários do Anderson (que super indico, quem precisar saber mais é só pedir que dou todas as infos.) e na segunda de manhã o taxi me levou para a Seleção.
Éramos entre 8 ao total.
Tivemos exames médicos, entrevista pessoal, entrevista em Inglês, redação e teste de audiometria.
Foi tudo muito tranquilo, me sentia em casa!
Na entrevista pessoal fui a primeira a realizar, falei um pouco sobre minha vida, o que faço, o que já fiz, porque decidi ser Comissária.. mas era um bate-papo prazeroso, até me surpreendi comigo mesma com a calma que estava.
Já na entrevista de Inglês, senti um pequeno friozinho na barriga. Falei sobre mim novamente e foi dado alguns Speechs do comandante em Português e eu precisava falar em Inglês para a recrutadora. Depois li um Speech de demonstração de segurança.
No mais foi isto.
E ah, eu queria me bater na hora da redação. Peguei a caneta para começar a escrever e adivinhem? Tudo sumiu da minha cabeça. Foi horrível, eu respirei fundo 3 vezes e foi só no terceiro suspiro que engatei a primeira marcha e comecei a escrever, rs. (mas sai de lá odiando minha redação.)

Foi o dia todo de seleção. Depois disto, prazo de até 30 dias para sair o resultado.
Foram os dias m.a.i.s aflitos da minha vida até então, pois tudo dependia desta resposta. Se, por ventura, eu não passasse, meu processo de aupair na Holanda continuaria e meu Rio Grande do Sul não me veria mais pelo final deste ano e no próximo.
Espera vai, ansiedade vem!
Eis que vinte e cinco dias depois CHEGOU a ligação.
Sexta-feira 14:27 horário local, tocou meu telefone. Quando vejo: 011... Atendi a ligação ajoelhada e quando ela falou "é a "fulana" da Azul Linhas Aéreas", eu comecei a pular e chorar de alegria.
Fui aprovada! Logo agradeci a Deus e abracei minha mãe. Liguei para meu pai, irmão, contei para amigos próximos e postei no Facebook! hehe.

Enfim minha gente, agora estou no aguardo por mais um retorno deles, para saber sobre o início do treinamento e onde será a base. É, a espera e a ansiedade never end, rs. Isso pode demorar até 6 meses. Mas, espero que não demore tanto e acho que não irá.

Depois disto, é só comemorar e o melhor: VOAR!
Tudo o que posso dizer a quem almeja esta profissão (ou outra, enfim, algo), é que corra atrás. Sei que é clichê dizer isto, mas quando você torna este sonho em uma meta, tudo muda! As coisas nunca caíram de mão beijada para mim, mas sempre tive consciência de que para alcançar meus objetivos, preciso me esforçar para que as coisas aconteçam. Por isso, persista! Não deu de primeira, tenta a segunda. As oportunidades só serão dadas para quem demonstra merecer através de atos e não somente palavras. É lindo dizer "eu vi que o céu me atrai bem mais que o chão", mas o que tu tens feito no chão para merecer o céu?. É isto que sempre busquei, ter clareza sobre o que quero da vida e colocar em prática. E outra: Fé. Entrego minha vida a Deus para que o ideal sempre aconteça. E no momento, esta foi a decisão que eu e Ele entramos em acordo, rs.

Bom, sobre a seleção é isto!

Em breve, mais alterações no Longe Voar.. tchãn tchã tchã tchããããnn..... aguardem!

Beijos!

24 comentários:

  1. Nossa sua historia e sua determinação nos faz ainda mais sonhar e acreditar. Sucesso e um abraço AZUL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacilene, continue acreditando, pois logo nos encontraremos pelos aeroportos!
      Precisar de algo é só chamar, sempre te responderei!! =D
      Obrigada pelo carinho!! Abraço AZUL! ;)

      Excluir
  2. Débora só tenho a dizer: PARABÉNS tu fez por merecer e a sua carreira esta apenas no começo, sempre muito dedicada e sério com este seu coração não podia Deus lhe dar menos que esta vitória, o começo, apenas a primeira, que Deus esteja sempre contigo, e seu sonho está ai, agora desfruta! Não sei quais palavras usar, mas eu te admiro desde que te conheci, você és uma pessoa cujo coração não existe igual, e não é exagero em dizer que sua estrela brilhou e ainda brilhará muito. Lindo texto, lindas palavras, apenas imagino o frio na barriga e o nervoso que deu. Mas agora é Blue Angel, agora é voar e viver o romance com a aviação, que você seja feliz nos vôos e na carreira e seja o anjo das pessoas lá em cima!
    " Flecha veloz nas mãos de Deus, vá em frente o mundo é seu. Pois é a fé que faz o herói. Olha pra dentro de você. Só realiza quem constrói. A gente nasce pra vencer(8)"
    Beijos Éverton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éverton, muito obrigada de coração pelo seu carinho! Sempre lembro das manhãs em que caminhávamos juntos até a escola Salgado Filho! Desejo tudo de bom para você e que logo tu consigas entrar na aviação! Altos voos!!! Conte comigo, beijos!
      E ah, obrigada por ler e comentar aqui no blog! =D

      Excluir
  3. Parabéns pela aprovação Débora!!Que sua carreira seja de muito sucesso pela frente!!Agradeço a gentileza pela publicação do post, me serviu como combustível para que eu possa me dedicar ainda mais!! Se não for pedir muito, gostaria de saber se na entrevista em inglês são feitas muitas perguntas, e se os testes devem ser feitos em conjunto por todos do grupo!! Felicidades na profissão e bons céus. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor(a)! Muito obrigada pelas palavras carinhosas!
      Claro, te respondo com prazer a todas suas perguntas, só lhe peço o favor de me enviar uma mensagem no Facebook para que eu possa lhe ajudar!
      Desejo sucesso para ti e que logo tu possas estar voando!!! =D

      Excluir
  4. Oi, Débora! Parabéns pela sua conquista =) voei dois anos e meio pela Azul e posso dizer que é uma empresa maravilhosa e que levo no coração!
    Hoje estou na Emirates e posso afirmar que só cheguei aqui por tudo que a Azul me proporcionou!
    Muito sucesso e brilhe muito nesses céus!

    ResponderExcluir
  5. Andressa, muito obrigada!! Estou feliz por ter sido escolhida pela Azul, é uma empresa incrível mesmo!
    Seu blog é fantástico, irei acompanhá-lo! Obrigada por ter passado por aqui, te espero para tomarmos outra xícara de café! haha.
    Bons voos para nós! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Obrigada e seja sempre bem vindo(a) no blog!! ;)

      ,Débora

      Excluir
  7. Muito obrigada por este post.
    Ele me deu muito mais confiança de como me portar assim que fui chamada para o processo seletivo. Acabei de receber o email dizendo que fui aprovada na primeira fase... agora estou rezando muito para que a segunda fase também seja tranquila.
    Muito obrigada mesmo :)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda!!!!parabéns pela conquista,e por compartilhar como foi...vai me ajudar tanto!!!felicidades e sucesso sempre!!!

      Excluir
  9. Boa Tarde Débora, tudo bem?
    Sou tripulante também e estou prestes a participar do processo interno. Qual dica/conselho você me daria para obter sucesso em todas as fases e não cometer erros eliminatórios? Ah, tenho uma outra pergunta rs. Deste manual que você estudou, caiu algum teste igual ou parecido? Desde já muito obrigado e bons voos :)

    ResponderExcluir
  10. Olá Débora! Também sou gaúcha e achei muito legal da sua parte dividir sua experiência dando "uma mão" pra quem busca informações nesse sentido. Pois bem, estou nervosa!!! Semana que vem (dia 30) participarei do processo seletivo da Azul. Fiquei com uma dúvida quanto ao segundo teste de lógica da primeira fase que vc descreveu indicando um site. O e-book fala sobre testes psicotécnicos, porém, eu havia entendido a partir de outras informações pela internet, que este teste de lógica seria com questões do tipo..raciocínio lógico..como aqueles que caem em concursos, enem, etc. Se puder esclarecer agradeço! E se Deus quiser, talvez em breve possamos tomar um mate uniformizadas aguardando nosso próximo voo! Abraços e sucesso! =))) .Taniele

    ResponderExcluir
  11. Débora bom dia! Meus parabéns pela sua dedicação sua história inspira muito. Você poderia me explicar aqui ou fazer um post de como funciona as escalas na azul e como funciona a questão da cidade base. Bom dia obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Debora! Vou fazer a mesma seleção que você na sexta-feira. Estou com borboletas no estômago desde que recebi a ligação. Eu só queria saber se não teve dinâmica de grupo quando você passou pelo processo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Sabe aquela postagem que mexe com você? aquela que realmente faz toda diferença quando você ler e acaba se sentindo parte da história..pois é, foi assim que fiquei quando lí esse post, super Coerente, persuassivo e motivador.

    Parabéns Debora, sucesso e se Deus quiser estarei ao teu lado nas Nuvensss...em breve!

    ResponderExcluir
  14. Débora, olá!
    Nossa, li todo quase chorando, com os olhos malhadinho. Estou na escola de aviação, já me preocupando com o inglês, porque confesso não ser muito boa, mas até que arranho um pouco. Infelizmente sei que não será suficiente.
    Déh, me ajuda a entender, ouvi dizer que existe a fase do translate. É uma situação muito cabeluda para traduzir ou é bem facinha?
    A redação também é em inglês?
    Minha pessoa já é "velha" pra profissão (27 aninhos) e tenho medo de perder essa grande oportunidade de contratações da azul nesse ano e acabar ficando pra trás, pq já não tenho mais idade pra competir com as novas formandas. Confesso, estou com muito medo de não conseguir realizar esse grande sonho.
    E não poderia terminar sem dizer PARABÉNS Déh, que sua vida no céu seja sempre regada de realizações diárias e que nunca lhe falte Paris Primeira Classe rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes! Tudo bem contigo?
      Muitíssimo obrigada pelo teu carinho! Fique tranquila em relação ao Inglês, pois não é nenhum bicho de 7 cabeças, rs. Mas, claro, todo o empenho é necessário! Se você tem uma noção básica e consegue desenvolver um diálogo (entender e conseguir se expressar), já conta! A entrevista em Inglês consiste em uma conversa rápida sobre a vida e tal (onde mora, com quem.. ) e você terá que ler um Speech. Nada muito difícil.
      A redação é em Português.
      Ah, é importante eu ressaltar que estou falando em relação a MINHA seleção, que foi há 3 anos atrás. Muita coisa pode ter mudado e confesso não estar atualizada do processo.
      Quanto à idade.. fique tranquila, pois nunca é tarde pra se correr atrás de um sonho/um grande desejo e anseio profissional, não é mesmo? E você está longe de ser ''velha'' com 27 anos, hehe.
      Se prepare, assista vídeos no youtube em Inglês, seriados, joga no Google sites relacionados à aviação e BOA SORTE! Que vai dar tudo certo!!! Estou na torcida por ti! Qualquer coisa comenta aqui! E logo logo você estará também em ''Paris, Primeira Classe''.. acredite, tenha Fé.. corra atrás! Beijos! Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  15. Bom dia Debora. Tudo bem? Meu nome é Monique e sou da cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul. Em julho, começo o curso de comissária na Escola Salgado Filho em São Leopoldo.
    Adorei sua história. Tenho uma dúvida: você fala de uma redação, ali depois da entrevista de inglês. Essa redação é em inglês também? Sobre o que é essa redação?
    Qual é o tempo da entrevista?

    Ficarei muito grata com a sua resposta!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Oiee Debora td bem? Como é a entrevista individual? Quais perguntas as recrutadoras fizeraam para vc na sua entrevista?

    ResponderExcluir